Amalá, a comida secreta do rei



Orixá da justiça e do fogo, Xangô é o quarto Alafin de Oió e viveu em 1450 a.c. , destacando-se pela sua valentia e liderança.
Foi marido de Oxum,Obá e Oiá ( Iansã).Ele é filho de Oranyian, e tem Yamassé como sua mãe.
Castiga mentirosos , infratores e ladrões . Por isso a morte pelo raio é considerada infamante , assim como uma casa atingida pela descarga elétrica é tida como marcada pela ira de Xangô.O ( xere ) é um xocalho feito de cabeça alongada , que quando agitado lembra o barulho da chuva . Ele é um dos símbolos de Xangô.Garboso, Xangô é conhecido como o dono das mulheres , mas mesmo assim frequentemente seus filhos do sexo masculino terminam a vida solitários . Um dos mais populares Orixás do Novo Mundo ( não somente no Brasil , mas também nas Antilhas ), seu arquétipo pode ser resumido assim: pessoa voluntáriosa, altiva, mas que não tolera ser contrariada. Geralmente , imbuída de um profundo sentido de justiça e sinceridade, sendo bem conciente de sua própria dignidade e valor.
Regências
Cores: Vermelho e Branco
Dia : Quarta-feira
Natureza : Pedreiras , meteoros,minérios,tempestades,raios e trovõees
Metal:bronze
Pedra:granada
Perfumes: Drakkar,Yves pur homme,Brut cologne
Filhos famosos: MarconAntonio , Napoleão , D.Pedro I , Rei Davi
Talismã:fio de missangas vermelhas e brancas
Oferenda: Papa de quiabo batida (ajobó) , feita com as mãos, em azeite de dendê, oferecida em pedreira,depreferencia numa quarta-feira.
Xangô é rei. Este Orixá é de tanta popularidade que, no Recife, seu nome diz respeito a todos os cultos africanos praticados em Pernambuco.
Conhecido como juiz e princípio da justiça, Xangô, que odeia a mentira, pune com rigor e violência todos os seus inimigos. Na sua dança, relembra sua majestade, mas também sua criatividade diante do fogo. Pai de muitos filhos e homem de muitas mulheres, Xangô é comemorado ao redor de sua comida preferida, o amalá. Além disso, Xangô gosta de comer inhame, bola de arroz e akassá .

Nenhum comentário: